Distrito Empresarial do Porto do Rio promove encontro sobre desenvolvimento sustentável na Região Portuária

No dia 05 de abril de 2024, o Distrito Empresarial do Porto do Rio (DEP-RJ) promoveu uma reunião histórica das empresas do Porto Maravilha. O DEP-RJ é uma iniciativa que congrega empresários, empreendedores, representantes do poder público, mídia e usuários do Porto do Rio de Janeiro. Estabelecido em agosto de 2021, o DEP-RJ tem como propósito promover os interesses e o desenvolvimento econômico e social da Região Portuária do Rio de Janeiro, liderado pelo atual presidente, Leonardo Ribeiro. Este movimento colaborativo tem se empenhado em impulsionar a revitalização da área, iniciada com o Projeto Porto Maravilha.

O evento, idealizado pelas empresas participantes do Distrito, como L’Oréal Brasil, GMP Properties, Pier Mauá, Núcleo de Ativação Urbana, Triunfo Logística e Clube Empreendedor Brasil, teve como objetivo reunir os protagonistas do mercado da Região Portuária para discutir estratégias e ações em benefício do desenvolvimento local.

Além das representações empresariais, o encontro contou com a presença ilustre de importantes figuras políticas e governamentais, incluindo Tainá de Paula, Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Deputado Federal Pedro Paulo, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, e Gustavo Guerrante, Presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR). A participação ativa desses líderes políticos demonstra o comprometimento das esferas governamentais com as discussões e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região portuária do Rio de Janeiro.

As autoridades presentes não apenas participaram ativamente das discussões, mas também se mantiveram acessíveis e receptivas, prontas para responder às dúvidas e questões levantadas pelas autoridades empresariais presentes. Essa interação direta entre o setor público e privado evidenciou o compromisso mútuo em encontrar soluções colaborativas para impulsionar o desenvolvimento sustentável e econômico da região portuária do Rio de Janeiro.

Empresas atuantes na região portuária do Rio de Janeiro foram convidadas a participar do evento, que proporcionou uma oportunidade única para colaborar, compartilhar ideias e explorar novas oportunidades de crescimento mútuo. O compromisso em fortalecer ainda mais a comunidade empresarial do Porto Maravilha, promovendo a colaboração e o desenvolvimento conjunto, foi evidente durante todo o encontro.

No encontro, estiveram presentes autoridades e representantes de diversas empresas e organizações influentes na Região Portuária, tais como Novotel, Accor, Ocyan, TRIPLE M GLOBAL, AquaRio, Work’n Real Estate, PortosRio, Cury Construtora, GMP Properties S/A, KREIMER ENGENHARIA LTDA, Sérgio Castro Imóveis, Yup Star, Grupo Cataratas – AquaRio, Hotel Intercity Porto Maravilha, Condomínio do Edifício Novocais do Porto, Casa Porto/Bafo da Prainha, MAR, Grupo Prainha, Tishman Speyer, Fábrica Bhering, Armazém da Utopia, Rio Soul Connection, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa entre outras. A presença dessas entidades reforça o compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia local na região portuária do Rio de Janeiro.

O objetivo primordial do evento foi facilitar o encontro e a interação entre as principais empresas que atuam no entorno da Região Portuária. O Distrito Empresarial do Porto cumpre visando criar um espaço de diálogo aberto e construtivo, onde os participantes puderam discutir as problemáticas atuais enfrentadas na região, bem como explorar possíveis soluções para essas questões a curto e médio prazo.

O próximo passo estratégico desenhado pelo Distrito Empresarial do Porto do Rio, e amplamente discutido durante o evento, é a elaboração de um relatório abrangente que compile um levantamento de dados institucionais das empresas que integram a região portuária da cidade do Rio de Janeiro. Esta iniciativa visa não apenas consolidar informações relevantes sobre as empresas atuantes na área, mas também fornecer uma base sólida para futuras análises e planejamento estratégico. Ao entender melhor o panorama empresarial local, o Distrito busca promover uma colaboração mais eficaz entre as partes interessadas e desenvolver estratégias que impulsionem ainda mais o crescimento econômico e social da região portuária.