Ministra da Saúde anuncia esforços para ampliar produção de vacinas contra dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou nesta segunda-feira (8) que a pasta está empenhada em colaboração estreita com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para expandir a produção de doses contra a dengue. O governo brasileiro está em negociação com o laboratório japonês Takeda, responsável pelo imunizante, visando uma transferência de tecnologia para ampliar tanto o número de doses distribuídas no país quanto o público-alvo beneficiado. Atualmente, estão sendo vacinadas crianças de 10 a 14 anos.

“Nós estamos trabalhando em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz, que por sua vez estabeleceu parcerias com laboratórios privados para aumentar a produção. No entanto, existem diversas questões técnicas que precisam ser resolvidas”, explicou Nísia durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília.

A ministra destacou que o laboratório japonês possui capacidade limitada de produção e que todo o estoque disponível já foi direcionado ao governo brasileiro.

“Nós poderíamos ter condições muito melhores de produção de vacinas hoje. Felizmente, contamos com o Instituto Butantan, a Fiocruz e alguns parceiros privados que contribuem para esse esforço. Entretanto, já poderíamos ter um complexo de biotecnologia em funcionamento, aprovado desde o segundo governo Lula. Este projeto está incluso em nosso Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e vamos avançar nele. Isso nos proporcionará maior segurança para aumentar rapidamente a produção de vacinas”, concluiu a ministra.

 

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil