Argentina enfrenta epidemia recorde de Dengue

A Argentina está presenciando o seu pior surto de dengue na história. Segundo cientistas, o aumento de casos se deve a uma combinação de fatores climáticos e sociais. As condições favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor, juntamente com a falta de infraestrutura e conscientização, contribuíram para a disseminação da doença.

Neste ano, 95.705 pessoas foram contagiadas, um número suficiente para bater o recorde para o atual período do ano. Comparado com o ano passado, o número de casos aumentou 1.820%.

Na tentativa de combater o mosquito transmissor, o governo tem usado carros e caminhões para irradiar inseticida e repelente em vários pontos de Buenos Aires e também de cidades das Províncias do norte do país.

“Este trabalho dos carros e caminhões não mata o ovo do mosquito. As pessoas precisam evitar água parada e tomar outras providências em casa”, afirma a especialista Silvia González Ayala, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de la Plata

O surto deste ano lotou os hospitais e esvaziou as prateleiras de repelentes. Apesar da tentativa do governo em facilitar a exportação do spray, os vendedores elevaram os preços em até seis vezes.

Por Carlos Palermo

Foto: reprodução