Prefeitura do Rio amplia vacinação contra gripe para público a partir de seis meses de idade

Anteriormente disponível apenas para grupos prioritários, neste sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) ampliou a campanha de vacinação contra a influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Com 600 mil doses em estoque, o imunizante protege de três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. Após o fim do estado de emergência causado pelo surto de dengue na cidade do Rio, 11 polos de atendimento foram convertidos em pontos de vacinação contra a gripe, doença que tende a piorar nas próximas semanas, conforme o inverno se aproxima.

Até o momento, 193 pessoas estão internadas em decorrência de complicações do vírus da influenza e 13 óbitos foram registrados apenas neste ano.

A dose da vacina é anual e segura, e o único alerta para precaução é destinado às pessoas com histórico de alergia grave após a dose anterior.

Para se imunizar, basta ir até uma das 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Além destes dois pontos, o Super Centro Carioca de Vacinação, localizado no complexo do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, Zona Sul do Rio, funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h. A unidade de Campo Grande, situada no ParkShopping, atende de acordo com o horário praticado pelo centro comercial.

Por Isabelli Aragão