Anvisa proíbe venda de álcool 70% líquido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou novamente a proibição da comercialização de álcool 70% na forma líquida, popularmente conhecido como “álcool 70”. Esta medida, temporariamente suspensa durante a pandemia de Covid-19 para facilitar a desinfecção e prevenção ao coronavírus, foi restabelecida.

Enquanto a proibição afeta o formato líquido do produto, a venda do álcool 70% na forma de gel, ou “álcool em gel”, permanece permitida, em conformidade com as normas regulatórias da Anvisa.

Os estabelecimentos comerciais têm prazo até 30 de abril para esgotarem os estoques remanescentes de álcool 70% líquido. Após essa data, a venda deste produto será completamente proibida.

A decisão da Anvisa leva em consideração o alto risco de inflamabilidade do álcool 70% líquido e os registros de acidentes associados a ele. De fato, foi por questões de segurança que a comercialização desse produto foi proibida em 2002.

A autorização temporária para a venda do álcool 70% líquido foi concedida em 2020, em resposta à emergência sanitária da pandemia de Covid-19. Naquela época, a medida visava implementar ações preventivas para conter a disseminação do então novo coronavírus.

 

Por: Bárbara Mello

Foto: Pedro França/Agência Senado