Queijo Camembert corre risco de extinção

Um dos queijos mais tradicionais da França, o Camembert, corre risco de sumir das mesas ao redor do mundo, devido a dificuldade crescente em se produzir o fungo responsável por sua maturação.

O aviso vem de cientistas da Universidade Paris-Saclay, que creditam a situação devido aos métodos industriais utilizados em sua fabricação, que visam atender a demanda de consumo. E a situação pode ser ainda pior. Segundo o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) os chamados queijos azuis também podem estar em perigo.

Historicamente, queijos como o Camembert eram maturados em cavernas, locais onde esporos de mofo atuavam de forma natural, gerando cascas em cores que variam do azul ao amarelo acastanhado. A partir do início do século XX, o Penicillium camemberti passou a ser usado e criando assim as cascas brancas uniformes que são uma das marcas registradas do Camembert. No entanto, pesquisadores descobriram que esse fungo tem uma capacidade reduzida de se reproduzir, tornando cada vez mais difícil para os fabricantes conseguirem as quantidades necessárias para manter a demanda pelo queijo.

Foto: Yahoo News