Tik Tok pode ser proibido nos Estados Unidos

Em mais um capítulo da escalada de tensões entre Estados Unidos e China, parlamentares americanos vêm avançando em um plano que pode banir o aplicativo Tik Tok do país.

A medida, já aprovada pelo Comitê de Energia e Comércio da Câmara de forma unânime, visa impedir a disponibilidade do aplicativo em lojas como AppStore (Apple) e Google Apps, a menos que a plataforma, que conta com cerca de 170 milhões usuários no país, não rompa com a ByteDance, sua empresa-mãe. O prazo é de cinco meses.

O projeto de lei ainda impõe restrições semelhantes a aplicativos suspeitos de serem controlados por nações consideradas hostis, como por adversários estrangeiros, como Irã, Rússia e Coreia do Norte.

Se violada, a lei pode acarretar em multas no valor de US$ 5 mil por usuário, algo que pode bater na casa dos US$ 850 bilhões  para cada empresas que distribuir esses apps.

Segundo os líderes da Câmara, eles já têm os votos suficientes para a aprovação. A proposta vai segui,r posteriormente para o Senado. E, se aprovada nas duas casas, o presidente Joe Biden já afirmou que assinará a medida.