Esquiador medalhista passa a defender o Brasil e sonha com Olimpíadas
Aos 23 anos e tendo conquistado medalhas nas principais competições de esqui do mundo, Lucas Pinheiro Braathen vai anunciar oficialmente que passará a defender o Brasil a partir de 1º de julho. Aos 23 anos e dono de medalhas em Copas do Mundo e Mundiais de esqui alpino defendendo a Noruega, pátria do pai, o atleta metade norueguês metade brasileiro decidiu representar o país da mãe nas próximas temporadas.
Segundo Lucas, ele passou a infância jogando bola nas ruas de São Paulo com primos e amigos e chegou o momento de representar o país. Inclusive, já começa o ciclo de preparação para a próxima edição dos jogos olímpicos de inverno que acontecerão em 2026, na cidade italiana de Milão.
A conquista mais recente do esquiador foi vencer o Globo de Cristal de slalom gigante no ano passado. Antes, havia sido prata na prova do Super-G e bronze no evento combinado no Campeonato Mundial Júnior, em 2019. No ano seguinte, conquistou sua primeira vitória na Copa do Mundo em Sölden, na Áustria, no slalom gigante. Em 2021 terminou a temporada na segunda posição geral da Copa do Mundo e ainda disputou os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim de 2022.
A partir de agora, ele passa a cumprir o processo formal da Federação Internacional de Esqui. para atletas com dupla nacionalidade e que desejam mudar de uma para a outra. Mas, como sua mãe é brasileira e ter relação com o país desde pequeno, ele já passa a competir pelo Brasil, sem precisar cumprir qualquer tipo de quarentena.
Foto: Getty