Segundo relatório do BTG, Brasil se consolida como “celeiro do mundo”

Produzindo alimentos em quantidade capaz de suprir as necessidades calóricas de pelo menos 900 milhões de pessoas (11% da população do planeta), o Brasil se consolida cada vez mais como o principal produtor agrícola do mundo.

Segundo relatório divulgado pelo banco BTG, o país lidera a exportação mundial de sete alimentos: carne bovina (24% do total), café (27%), milho (31%), carne de frango (33%), Açúcar (44%), soja (56%) e suco de laranja (76%). Ainda é vice-líder em álcool e algodão.

O material cita números que comprovam a evolução da agricultura brasileira. Enquanto que desde o ano 2000, o crescimento foi de 37% em países emergentes e de 32% no chamado primeiro mundo, no Brasil o ganho de performance chegou a 58%. A produção de grãos, que em 1977 era de 47 milhões de toneladas, chegou a 312 milhões de toneladas atuais. E conforme o levantamento, há espaço para crescimento, já que apenas 8% do território brasileiro é ocupado pelo setor, contra 14% na Argentina, 18% nos Estados Unidos e na China, 58% na França, 61% na Índia.

Outro ponto de destaque do relatório é a presença cada vez menor de recursos oficiais no financiamento das safras, atualmente no patamar de 33%.

Foto: FAEP/Divulgação