Governo paulista define operador do trem que ligará Campinas a São Paulo
Em leilão ocorrido na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos arrematou por R$ 8,06 bilhões a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a cidades de Campinas a capital do estado.
Esse consórcio é formado pelo grupo Compornorte, administrado pela família de Nenê Constantino e que fundou a Gol Linhas Aéreas e a China Railway Construction Corporation (CRCC), da atuação mundial na fabricação e operação de materiais rodantes.
O Eixo Norte terá um trajeto total de cerca de 100 quilômetros, atendendo às regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas. Com um custo estimado de R$ 64,00 por viagem, ela terá duração de 64 minutos, contando com 15 trens em uso.
Além da implantação do Trem Intermetropolitano, a concessão inclui os serviços de operação, manutenção, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos e melhorias na Linha 7-Rubi.
O prazo de concessão foi fixado em 30 anos, a partir do início da operação dos novos ramais ou da extensão do serviço comercial da Linha 7.
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação