#Paris2024: Vila Olímpica e Paraolímpica são entregues há 5 meses dos jogos

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris estão há 5 meses do início e a Vila Olímpica e Paraolímpica foram inauguradas nesta quinta-feira (29). A cerimônia contou com a presença do presidente Emmanuel Macron. O conjunto de prédios teve a obra iniciada em 2021. São 82 prédios, 2.807 mil apartamentos e 7.200 quartos que receberão 15 mil atletas nas Olimpíadas, com 207 delegações, e Paraolimpíadas, com 185 comissões. Os prédios ficam no subúrbio de Paris, às margens do rio Sena, com valor estimado em 2 bilhões de euros. A organização decidiu por não instalar aparelhos de ar-condicionado nos apartamentos, a fim de economizar energia elétrica com a redução da emissão de carbono. Com essa decisão, as delegações poderão fazer a instalação dos aparelhos caso queiram, visto que a organização oferecerá apenas ventiladores.
O diretor de operações de Paris 2024, Yann Krysinski, informou a Reuters que a não utilização dos ares-condicionados é pelos apartamentos serem isolados de forma eficiente para manter temperaturas mais amenas mesmo no verão europeu. A delegação brasileira irá instalar aparelhos de ar-condicionado em todos os quartos do prédio que os atletas olímpicos e paraolímpicos ficarão hospedados durante os jogos, ao custo de R$ 270 mil.

“Projetamos esses edifícios para que fossem locais confortáveis para se viver no verão. Não precisamos de ar condicionado nesses edifícios porque orientamos as fachadas para que não recebessem muito sol durante o verão”, disse Krysinski.
Após os jogos, a Vila Olímpica e Paraolímpica se tornará um bairro residencial, com todos os apartamentos colocados a venda.