Fotógrafa carioca com formação na Itália, Roberta Stamato, oferece bolsa em curso de fotografia artística

Depois de nove anos dedicados à fotografia e um mestrado intenso com muito conteúdo, ela resolveu compartilhar seu conhecimento em um curso on-line, “O que você quer ser quando crescer?”, que ela ministra, para sete alunos do Brasil e sete de Portugal, entre fevereiro e abril.

“Esse workshop é um convite ao resgate dos desejos mais genuínos por meio da fotografia. Falaremos um pouco sobre a história da fotografia e o panorama da fotografia contemporânea no âmbito das artes e como trabalhar com conceito“, conta.

Serão cinco aulas de três horas e um encontro individual para leitura de portfólio ou projeto (30 a 45 min). Os participantes serão convidados a aprofundar sua pesquisa pessoal e a desenvolver um projeto com base nos exercícios propostos. Uma das vagas é direcionada a bolsista, e os interessados devem enviar carta de motivação, origem, endereço e até dez fotos, até o dia 15 de fevereiro, para robertastamatto@gmail.com.

Roberta Stamato trocou o Rio por Milão, na Itália, e o mundo fashion pelo da fotografia de arte depois de cursar fotografia e visual design e se tornar mestra pela Nuova Accademia Di Belle Arti (NABA). Seu trabalho como fotógrafa acabou tomando uma direção bem diferente do caminho na moda, criando arte baseada em fotografia para fins de experimentação e questionamento. Sua investigação anda de mãos dadas com a ecologia e a fronteira entre o que é eterno e o que muda. Ela usa a fotografia para refletir sobre a relação entre durabilidade e desaparecimento. E isso é o que tem chamado a atenção de curadores na Europa e no Brasil.