‘Love bombing’! Saiba o que significa a expressão sobre amor em excesso

Com o Dia dos Namorados chegando, a necessidade de falar de relacionamentos fica mais presente. O relacionamento saudável é o que todas almejam. Mas, recentemente, a expressão ‘Love bombing’ tem chamado atenção e, ao pé da letra, significa ‘bombardeio de amor’. 

 Pode se dizer que a expressão é uma técnica de manipulação. Normalmente pessoas narcisistas utilizam com os seus parceiros e pode ser difícil de perceber determinado comportamento. No começo é tudo lindo, mas tais atitudes podem fazer parte de um ciclo psicológico abusivo. Todo esse processo consiste em elogiar a pessoa amada em excesso.  

 A pessoa que recebe esses gestos em excesso aprende a esperar esse comportamento em constância, criando uma dependência e idealizando o parceiro perfeito na sua cabeça. Demonstrações de amor são normais em relacionamentos saudáveis. A problemática é quando o outro age dessa forma para fisgar a vítima e pode mudar o jeito que a trata a qualquer momento, deixando a pessoa em estado de confusão. 

 “As pessoas que tiveram poucos relacionamentos saudáveis em suas vidas são mais suscetíveis ao bombardeio amoroso.”, afirma Charlie Huntington, psicólogo especializado em relacionamentos românticos da Universidade de Denver, nos Estados Unidos. 

 Portando, fique atento aos sinais. Ao se sentir sufocado com tanta demonstração de afeto e receber presentes grandiosos, principalmente no começo do namoro, pode ser um alerta. Desconfie! Todos esses atos complicam a pessoa, que se tornou dependente, a sair do relacionamento. Sendo assim, quando a pessoa percebe que está perdendo o seu par, o ciclo de gestos se repete.

 

Foto: Reprodução