Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a 40 medicamentos na farmácia popular
| Luíza Quintanilha |
Nesta quarta-feira (7), foi anunciado, pelo Governo Federal, que pessoas que recebem o Bolsa Família, poderão retirar de forma gratuita os 40 medicamentos, disponibilizados na atual lista da farmácia popular.
As medicações são divididas da seguinte forma: parte da lista é gratuita e a outra tem um desconto de 90% em relação aos preços convencionais.
Os medicamentos gratuitos a partir de agora são direcionados para dois tipos de tratamento de Parkinson, terão quatro tipos de anticoncepcionais, três apresentações de sinvastina, usado no controle do colesterol, três alternativas para o controle de rinite e fraldas geriátricas.
Vale ressaltar que o programa foi relançado nesta quarta-feira pelo presidente Lula, em cerimônia no Recife.
“Ninguém vai ao médico para pegar um diagnóstico. Ninguém ao médico vai para pegar apenas a receita. A gente vai ao médico porque a gente quer o diagnóstico, a gente quer a receita e a gente quer comprar o remédio para curar o diagnóstico dado pelo médico”, afirmou Lula.
Para retirar a medicação, o paciente precisará ir à um estabelecimento credenciado, farmácias que exibam o selo “Aqui tem Farmácia Popular”. Precisam ser apresentados dois documentos: identidade com foto e número de CPF e receita médica dentro do prazo de validade.
Foto: Lucas Tavares