Criança desaparecida: Rio faz campanha de prevenção em ônibus

Apenas em 2023, o número de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado do Rio de Janeiro chegou a 101, sendo 90 reencontrados. Em 27 anos, desde que o programa SOS Criança Desaparecida começou, foram registrados 4.307 desaparecimentos de jovens. Desses, 3.753 foram localizados, e 554 não foram encontrados ou foram dados como mortos. Objetivo é alertar a população para o perigo que aumenta no fim de ano.

Os sumiços no estado têm um perfil. Segundo dados referentes a outubro, 64% são meninas. A maioria dos desaparecidos é negra ou parda: A cor negra também é maioria quando os localizados são encontrados mortos: 58%. Em relação ao local de moradia, juntos, os 13 municípios da Baixada e a capital fluminense concentram 49,5% dos casos. Já as outras 78 cidades do estado somam 50,5% das ocorrências.

Para aumentar as descobertas, desde domingo (24) até o dia 7 de janeiro, com o apoio da ONBUS, monitores em ônibus e terminais rodoviários da região metropolitana do Rio vão exibir vídeos com instruções de segurança e prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A expectativa é conscientizar mais de 3 milhões de pessoas.

A iniciativa do governo do estado foi elaborada pela Fundação da Infância e Adolescência (FIA-RJ), que administra o programa SOS Crianças Desaparecidas, e conta com a parceria do RioÔnibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) e da ONBUS, empresa que explora o serviço de mídia nos veículos e terminais.

“As parcerias são fundamentais para a mobilização da sociedade e para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos. O grande objetivo é reduzir, ao máximo, o número de casos ao ponto de atuar prioritariamente em ações de prevenção”, disse Luiz Henrique Oliveira, gerente do SOS Crianças Desaparecidas

De acordo com a Lei da Busca Imediata (Lei federal 11.259/2005), não é preciso prazo de espera antes de comunicar às autoridades um caso de desaparecimento. A investigação será realizada imediatamente após a notificação aos órgãos competentes, que deverão comunicar o fato aos portos, aeroportos, polícia rodoviária e companhias de transporte interestaduais e internacionais.

 

Texto e fotos; Divulgação Estado do Rio de Janeiro

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.