Governo japonês anuncia investimento de US$ 25 bilhões para casais terem filhos

Por Luíza Quintanilha 

 No primeiro dia do mês de junho, foi anunciado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, um plano de ajuda para famílias no valor de US$ 25 bilhões. O intuito é interromper a queda de natalidade do país. 

 Segundo Fumio Kishida, as medidas visam enfrentar a queda da natalidade, que caiu em um nível sem precedentes, além de aumentar a renda dos jovens e a geração em idade de criar filhos.  

 “É agora ou nunca. Nossa nação está no limite de saber se consegue manter suas funções sociais.”, disse o primeiro-ministro. 

 O plano irá ter, em média, duração de três anos. Ele prevê um aumento de ajudas diretas aos pais, ajuda financeira para a educação das crianças, cuidados pré-natais e promoção de horários de trabalho flexíveis, além da obtenção de uma licença parental.  

 Vale ressaltar que, nos últimos anos, o Japão registrou um aumento da população idosa, porém o número de nascimentos não acompanhou. Em 2022 foram registradas menos de 800 mil nascimentos, o número mais baixo dos últimos tempos. A iniciativa gerou uma série de críticas ao governo, que por sua vez não comunicou quais seriam as fontes do financiamento.   

 

Foto: reprodução/Awebic