Novo antibiótico é descoberto com a ajuda de Inteligência Artificial
Por Luíza Quintanilha
A Inteligência Artificial (IA) tem sido um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos. Com um oceano de novas possibilidades, muitos já se preocupam com o desemprego e o desaparecimento de profissões no futuro. Felizmente tanta tecnologia pode trazer alguns benefícios para a humanidade.
Recentemente, cientistas afirmaram a descoberta de um novo antibiótico com a ajuda da IA. O medicamento possui eficácia no combate contra uma bactéria ultra resistente e que apresenta ameaça em seres humanos.
O composto descoberto funciona apenas com o bloqueio de um microrganismo específico, ou seja, se outros antibióticos funcionassem dessa forma, isso impediria que bactérias se tornassem resistentes. O estudo foi publicado na revista ‘Nature Chemical Biology’.
“Acho que a IA, como vimos, pode ser aplicada com sucesso em muitos domínios e acho que a descoberta de medicamentos é a próxima fronteira”, comenta Cesar de la Fuente, Professor-Assistente da Perlman School of Medicine da Universidade, da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele também usa IA para descobrir novos tratamentos.
Foto: Clarke/McMaster University