Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares: doenças atingem cada vez mais os jovens
Por Luíza Quintanilha
O dia 02 de junho foi intitulado para ser o Dia Mundial da Conscientização dos Transtornos Alimentares. Esse tem o intuito de conscientizar e promover o tratamento da doença que atinge 70 milhões de pessoas em média. O objetivo é dar atenção especial para aqueles que sofrem com os transtornos.
Ainda existe um forte estigma sobre o assunto, principalmente pela desinformação e isso acaba gerando um tabu sobre o tema. Os transtornos, quando diagnosticados precocemente, seu tratamento é possível e com a viabilidade de 100% de cura.
Em momentos de altos níveis de estresse, o nosso corpo, por razões fisiológicas, pede alimentos mais calóricos e com altos níveis de açúcar. Os alimentos açucarados produzem dopamina, isso traz a sensação momentânea de prazer. O perigo está quando isso se torna um hábito, podendo gerar uma compulsão alimentar.
Com isso, dietas restritivas podem ser um gatilho para tais transtornos, o que especialistas colocam que uma alimentação saudável gera o equilíbrio que o corpo humano necessita. Nos primeiros sinais, procure por ajuda médica ou auxílio de um nutricionista.
Saiba quais são os transtornos mais comuns e suas definições:
- Anorexia nervosa (restrição severa dos alimentos)
- Transtorno da compulsão alimentar (comer quantidades excepcionalmente grandes de alimentos e perder o controle sobre o comportamento alimentar).
- Bulimia nervosa (compulsão alimentar seguida de comportamentos compensatórios, como vômito autoinduzidos, uso de laxantes, diuréticos ou exercícios físicos excessivos).
Foto: reprodução/CCM