Líderes mundiais discursam na COP 28

Líderes e autoridades mundiais começam a discursar na COP 28, a Conferência do Clima da ONU, nesta sexta-feira (01). O evento acontecec em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Entre os presentes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), António Guterres, secretário-geral da ONU, e o rei Charles III, do Reino Unido, se pronunciam ao longo do dia. Os líderes discutirão sobre o futuro do meio ambiente e formas de evitar uma catástrofe climática global, neste que já passou a ser conhecido entre cientistas como “o ano mais quente da história”, segundo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).

Lula abriu os discursos do encontro criticando as principais potências globais pela falta de compromisso de tratados que visam a cooperação para ações de preservação do meio ambiente e consequências climáticas menos severas para o planeta. O presidente brasileiro ainda frisou que o mundo está farto de “discursos vazias”, cobrando dos países ricos a prometida ajuda aos que estão em desenvolvimento.

“Quantos líderes mundiais estão de fato comprometidos em salvar o planeta?”, questionou Lula. O brasileiro ainda questionou os números destinados ao investimento de armas (US$ 2,2 trilhões), que “Essa quantia que poderia ser investida no combate à fome e no enfrentamento da mudança climática”.

Cerca de 70 mil pessoas estarão envolvidas nas discussões deste ano, que vão até o dia 12 de dezembro. Lula também terá uma série de encontros com autoridades de outros países. O presidente é acompanhado de uma comitiva que inclui Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores.

Foto: Reprodução 

#CO28 #Lula #ReiCharlesIII #AntonioGuterres

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.