Líder holândes de extrema direita entra em embate para formar novo governo

Na quarta-feira (29), o político de extrema-direita da Holanda, Geert Wilders, afirmou que a possibilidade de liderar um governo minoritário está em consideração, após a vitória do seu partido, o Partido da Liberdade (PVV), nas eleições da semana passada. Embora tenha conquistado o maior número de cadeiras no parlamento holandês, o PVV não obteve maioria.

Apesar disso, os dois maiores partidos de direita com os quais Wilders esperava colaborar declararam nesta quarta-feira que não estão dispostos a negociar alianças com ele, deixando-o sem um caminho claro para formar um novo governo por enquanto.

Wilders, ao falar com jornalistas após sua primeira reunião com o indicado para liderar as negociações iniciais, afirmou que adotará uma postura moderada durante as discussões com potenciais parceiros e não descartou a possibilidade de um governo minoritário.

Enquanto o partido conservador VVD, do atual primeiro-ministro Mark Rutte, em fim de mandato, reiterou na quarta-feira sua recusa em formar um gabinete com Wilders, citando a necessidade de manter a disciplina fiscal e a posição da Holanda em organizações internacionais como a Otan e a União Europeia, demonstrou abertura para apoiar Wilders em questões relacionadas à imigração.

Foto: Reprodução 

#Wilders #holanda #extremadireita

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.