Morre Henry Kissinger, diplomata americano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz

Henry Kissinger, diplomata norte-americano vencedor do Prêmio Nobel da Paz, morreu, na quarta-feira (29), aos 100 anos. Kissinger teve grande destaque no governo norte americano durante a década de 1970 e foi decisivo em vários marcos da história global. Durante a Guerra Fria, ele foi nomeado secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.

O diplomata liderava conversas com a União Soviética para controlar a corrida nuclear no período, tendo sido o responsável por unir Estados Unidos e China, além de participar de negociações de paz para a Guerra do Vietnã. No entanto, também foi alvo de uma série de polêmicas por ter apoiado ditaduras anticomunistas na América Latina. 

Kissinger esteve ativo até os últimos meses de vida. Em julho deste ano fez uma visita surpresa ao presidente da China, Xi Jinping, em Pequim. Ele morreu em sua casa em Connecticut, nos EUA, mas a causa não foi informada pela família. Henry Kissinger será enterrado em uma cerimônia familiar privada, seguido por um memorial público na cidade de Nova York. 

Foto: Reprodução 

#diplomata #HenryKissinger #EUA #PremioNobeldaPaz

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.