Papa diz que “não está bem” em primeira aparição após cancelar viagem à COP28

O papa Francisco demonstrou sinais de cansaço e limitou suas palavras durante um evento público nesta quarta-feira (29), um dia após cancelar sua participação na cúpula climática COP28 em Dubai devido a problemas de saúde. Ao cumprimentar os presentes em sua audiência semanal na sala Paulo IV do Vaticano, o pontífice de 86 anos, parecendo ofegante, saudou: “Queridos irmãos e irmãs, bom dia e bem-vindos”. Ele explicou que, devido à persistência de uma gripe e à condição desagradável de sua voz, um de seus assessores leria o discurso principal em seu lugar.

No comunicado divulgado na terça-feira (28), o Vaticano explicou que, apesar da melhora geral na condição clínica de Francisco em relação à gripe e à inflamação respiratória, os médicos recomendaram que o papa não realizasse a viagem programada de três dias a Dubai para a COP28 por razões médicas.

Apesar disso, sua presença na audiência foi calorosamente recebida com aplausos e cânticos de “Viva il papa” no salão repleto. No encerramento, Francisco dirigiu palavras de apelo pela continuação de uma trégua na Faixa de Gaza, pela libertação de todos os reféns e pelo acesso irrestrito da ajuda humanitária à região, enquanto expressava um pedido fervoroso pela paz, mencionando também a situação na Ucrânia.

Foto: Reprodução 

#papa #COP28 #saude

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.