LOUD é campeã da primeira edição do Valorant Champions Tour Americas

Por Carlos Gabriel Tolêdo

Após vencer a equipe norte-americana da NRG, por 3 a 0, os brasileiros da LOUD se tornaram os primeiros campeões do VCT Americas e se classificaram para o VCT 2023: Master Tokyo, campeonato mundial de Valorant, com premiação de 1 milhão de dólares. A final foi uma melhor de 5 mapas (md5). A organização LOUD chegou na final do torneio após vencer os, também norte-americanos da Evil Geniuse por 2 a 1. 

O primeiro mapa foi o Ascent, pela escolha dos brasileiros. A LOUD começou bem o mapa, vencendo as duas primeiras rodadas, mas a NRG acordou e fez uma sequência de cinco rodadas seguidas e a primeira metade terminou 7 a 5 para os norte-americanos. Na virada de lado, a LOUD venceu, novamente, as primeiras rodadas e a vantagem era perceptível para os brasileiros, perdendo apenas rodadas por bobeira e não necessariamente por causa da melhora da NRG. Ascent terminou 13 a 9 e o destaque do mapa foi para cauanzin, que ficou 19/12. 

Já o segundo mapa foi Bind, escolha da NRG. Mesmo a LOUD conseguindo emplacar nas cinco primeiras rodadas, os norte-americanos deram uma guinada ainda na primeira metade e o jogo virou em 6 a 6. Novamente a LOUD ganhou as primeiras rodadas e fez o 12 a 8. Mesmo com a vantagem, os brasileiros tiveram uma grande dificuldade em fechar o mapa, permitindo que a NRG fizesse o décimo primeiro ponto. Ainda assim, a LOUD se provou superior aos norte-americanos e finalizou o mapa em 13 a 11, ficando 2 a 0 na série. O destaque deste segundo mapa foi o argentino, mas que joga pelo Brasil, Saadhak, que ficou 22/15. 

O terceiro e possível último mapa, Fracture, foi escolha da LOUD, que só precisava de mais um mapa para vencer a série. Os brasileiros tiveram o começo de mapa mais difícil da final, perdendo as primeiras rodadas e iniciando atrás no placar pela primeira vez na série. Os norte-americanos conseguiram manter o estilo de jogo e levaram a primeira metade por 7 a 5. Mesmo vencendo as primeiras rodadas na virada de lados, a segunda metade de Fracture foi muito disputada, com nenhum time fazendo mais de duas rodadas seguidas. Com o clutch do brasileiro tuyz, a LOUD garantiu o ponto decisivo do mapa e, na rodada seguinte, os brasileiros finalizaram o mapa, por 13 a 11 série em 3 a 0, se tornando os primeiros campeões do VCT AMERICAS, perdendo apenas um jogo, contra a própria NRG. O capitão argentino, Saadhak, foi o MVP das finais. 

Além do título, a LOUD garantiu 350 mil dólares de premiação e uma vaga direta aos playoffs do VCT 2023: Master Tokyo, que começa no dia 11 de junho deste ano. 

 

Foto: Riot Games/ Divulgação

Tagged: , , , , , , ,