Estudo afirma que 46% das casas brasileiras possuem problemas de saneamento

Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil, feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada Anual (PNADCA), divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que 46,2% das moradias brasileiras têm algum problema no saneamento básico. O levantamento afirma que 74 milhões das moradias, 8,9 milhões não possuem acesso à rede geral de água, 16,8 milhões sofrem com uma frequência insuficiente de recebimento, 10,8 milhões não têm reservatório de água, 1,3 milhões não possuem banheiro e 22,8 milhões não contam com coleta de esgoto. 

“A falta de água tratada ou a exposição ambiental ao esgoto, problemas decorrentes da privação de saneamento, interferem decisivamente na incidência de doenças com consequências para a saúde das crianças, jovens e adultos”, afirma o estudo. 

Os estados com maior população afetada pela falta de acesso ao saneamento básico são: Pará (3,9 milhões), Minas Gerais (2,3 milhões), Bahia (2,1 milhões), Pernambuco (1,8 milhões) e por último, Rio de Janeiro (1,7 milhões). 

Foto: Reprodução 

#Saneamento #Acesso #Pesquisa #IBGE

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.