Diabetes: cientistas estudam substituir injeções de insulina por música

Ao redor do mundo, mais de 420 milhões de pessoas vivem com diabetes. Embora os tratamentos possibilitem um estilo de vida comum, as injeções periódicas ainda são um desafio para muitos pacientes. Uma recente descoberta mostrou que música pode ser usada para melhorar a qualidade de vida de pessoas diabéticas.

A diabetes é resultado da redução na produção de insulina ou da falta de resposta do corpo a esse hormônio. Consequentemente, a administração periódica dessa substância constitui o tratamento principal e tradicional, mas segundo uma pesquisa publicada periódico científico ‘The Lancet’, cientistas começaram a usar a música como meio de provocar a liberação dessa substância.

A nova terapia só funciona graças a engenharia celular, células pancreáticas produtoras de insulina, ativadas pelo aumento da concentração de açúcar no sangue e que foram aprimoradas por pesquisadores com a introdução de receptores mecanossensíveis.  

Esses receptores, estimulados por sinais sonoros, desencadeiam a atividade celular, representando uma surpreendente abordagem para a liberação de insulina. 

Foto: Reprodução/CNN Brasil 

#diabetes #musicacomotrapia #insulina  

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.