Novo PAC Saúde prevê a construção de 1.800 Unidades Básicas de Saúde sustentáveis

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento para a área da saúde visa transformar os postos de saúde dos bairros em unidades amplas, sustentáveis, humanizadas e acolhedoras. O investimento totaliza R$ 4,2 bilhões, destinados à construção de 1.800 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os prefeitos e secretarias de Saúde dos municípios e do Distrito Federal têm como prazo até 10 de novembro de 2023 para cadastrar solicitações de construção de novas unidades em suas respectivas cidades. Até 2026, a previsão de investimento do programa na Atenção Primária à Saúde (APS) é de R$ 7,4 bilhões.

O projeto das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi concebido com uma infraestrutura voltada para o cuidado, proporcionando espaços mais amplos com salas adicionais e consultórios.

Além disso, inclui a conectividade à internet para atendimento remoto em todos os ambientes, a padronização das áreas de descontaminação e esterilização. A iniciativa tem como objetivo expandir as equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e equipes Multiprofissionais (eMulti), visando aumentar a abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

#pacsaude #SUS #melhoriasnasaude

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.