Com 1 a cada 500m, Brasília é recordista em número de radares de velocidade
Por Igor Serrano
Você sabia que os chamados radares (ou ‘pardais’) de trânsito das cidades não são, na verdade, radares, mas sim sensores instalados nos pisos e conectados a uma câmera com flash? Muito comuns em diversos centros urbanos no mundo, no Brasil tem a capital federal como recordista: há 1 a cada 500 metros de pistas de Brasília.
O mecanismo funciona com uma bobina enterrada no asfalto, por onde passam motos, carros e ônibus. A bobina é dupla e detecta a presença de um material ferromagnético: um veículo. A distância entre as bobinas dividida pelo tempo de passagem aponta a velocidade. Se superior à velocidade limite registrada na memória do sistema, o flash dispara e uma foto da placa do infrator é tirada.
Para ser considerada uma infração passível de multa, no entanto, deve-se observar a chamada velocidade considerada (chamada por muitos de “tolerância”). Isso porque o sistema de medição da velocidade não é 100% preciso. Pode ocorrer uma pequena diferença entre a realidade e o que foi registrado e somente são considerados casos em que a detecção ultrapasse 7% do limite previsto.
Foto: Reprodução
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