Pacientes hemofílicos terão carteira com dados pessoais e sobre a doença
Pacientes portadores de hemofilia, que sejam moradores do Estado do Rio de Janeiro, agora têm o direito de obter uma carteira de identificação. A ferramenta será crucial para assegurar a segurança dessas pessoas em situações de emergência ou de acidentes, por exemplo.
A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL), após ter sido aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado no início do mês.
Conforme as determinações da nova norma, a carteira deverá conter as seguintes informações:
- Tipo de hemofilia;
- Orientações sobre medicamentos contraindicados;
- Procedimentos invasivos e cirurgias.
- O documento também deve incluir o alerta: “Paciente hemofílico, em caso de emergência, informar esta condição à equipe médica atendente”.
O autor da lei é o o deputado Danniel Librelon (REP), que disse a medida facilitará o atendimento para esses indivíduos:
“A carteira servirá para instruir a equipe médica acerca da doença do indivíduo, além de funcionar como lembrete a ele mesmo quanto aos cuidados necessários a fim de maior qualidade de vida. O documento tornará o pronto-atendimento mais ágil e eficaz, facilitando a rotina dos servidores”, acrescentou.
Foto: testedabochechinha
#Hemofilia #NovaLei #Carteira #Saúde #BemEstar