Prefeitura do Rio revive projeto ‘Turistando com a Comunidade’
Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Rio reviveu o projeto ‘Turistando com a Comunidade’. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Ação Comunitária e tem como principal objetivo garantir aos moradores de favelas e comunidades a chance de conhecer pontos culturais da Cidade Maravilhosa.
Nesta primeira passada no retorno, um grupo de 35 moradores da Cidade de Deus, composto por crianças, jovens e adultos, desfrutou de uma visita ao Museu de Arte do Rio (MAR) para explorar a exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”. Essa narra a trajetória desse estilo musical por meio de sua sonoridade, compositores e constante evolução, com raízes nas favelas cariocas.
Além de proporcionar conhecimento, o projeto busca promover a dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e um sentimento de pertencimento. A iniciativa também visa combater o estigma da segregação, facilitando o acesso de moradores de comunidades a espaços culturais que, muitas vezes, estão além de seu alcance devido a barreiras econômicas ou logísticas. Desde seu lançamento, em dezembro de 2021, o programa já beneficiou 2.580 residentes de 50 comunidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS) por meio de 107 visitas guiadas a pontos históricos e culturais do Rio, como o Museu do Amanhã, o Cais do Valongo e o Hotel Copacabana Palace. A próxima etapa do projeto visa atender aproximadamente 300 moradores, por mês, com passeios programados para locais como o Centro Cultural Banco do Brasil.
Foto: Divulgação
#PrefeituradoRio #TuristandocomaComunidade #CidadedeDeus #MAR #CDD