Filha de Robin Williams diz que recriações da voz do seu pai por IA são perturbadoras
Com o advento das Inteligências Artificiais, recriação de rostos, vozes e até cenas inteiras de atores que envelheceram ou já morreram se tornaram cada vez mais frequentes. Os dois principais casos do uso dessa tecnologia são: rejuvenescimento de atores ainda vivos, como em ‘Indiana Jones e o Chamado do Destino’ (2023), onde o recurso foi usado para cenas de Harrison Ford mais jovem, ou com um ator que já morreu, como usado em ‘The Flash’, com a cena do Superman de Christopher Reeve (1952-2004) no fim do filme.
Ao se posicionar a favor do Sindicato dos Atores de Hollywood, em uma declaração no Instagram, a filha do ator Robin Williams (1951-2014), Zelda, se mostrou revoltada com as recriações da voz do pai através das IAs. Parte da luta envolvendo a greve dos atores, está relacionada ao uso indiscriminado de inteligência artificial por parte dos estúdios.
“Não sou uma voz imparcial na luta do SAG contra a IA. Tenho testemunhado durante anos quantas pessoas querem treinar esses modelos para criar/recriar atores que não podem consentir, como papai. Isso não é teórico, é muito real. Já ouvi que a IA costumava fazer com que sua “voz” dissesse o que as pessoas quisessem e, embora eu pessoalmente ache isso perturbador, as ramificações vão muito além dos meus próprios sentimentos. Atores vivos merecem a chance de criar personagens com suas escolhas, de dar voz a desenhos animados, de colocar seu esforço humano e tempo na busca pela performance. Essas recriações são, na melhor das hipóteses, um pobre fac-símile de pessoas maiores, mas, na pior das hipóteses, um horrendo monstro frankensteiniano, remendado a partir dos piores pedaços de tudo o que esta indústria é, em vez do que deveria representar.”
Atores como James Earl Jones e Whoopi Goldberg são nomes que representam lados opostos desta história. James é a icônica voz de um dos maiores vilões da história do cinema, Darth Vader, e assinou um contrato permitindo que a Disney use a tecnologia para recriar sua voz em produções do universo de Star Wars. Já Whoopi Goldberg, renomada atriz, cantora, comediante e ativista, deixou claro a proibição do uso de sua voz e imagem através de inteligência artificial.
Foto: Reprodução
#RobinWilliams #InteligêncialArtificial #IA #GrevedosAtores #StarWars