Veranópolis busca título de cidade com maior expectativa de vida

A pequena cidade de Veranópolis, localizada na serra gaúcha, é conhecida como “Terra da Longevidade”. Com 24 mil moradores, o local recebeu no ano passado representantes da inciativa Blue Zone para avaliar a possibilidade do município integrar a lista de exemplos internacionais de envelhecimento saudável. 

Blue Zone, em português “Zona Azul”, é um conceito que surgiu no início dos anos 2000, quando o jornalista Dan Buttner viajou pelo mundo buscando lugares que possuíam alta expectativa de vida. Buttner descobriu cidades como Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Icária (Grécia), Nicoya (Costa Rica) e Loma Linda (Califórnia). A Netflix possui em seu catálogo uma série sobre Blue Zone que se chama “Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis” que acompanha Dan nesses lugares anteriormente citados. 

 De acordo com especialistas, 25% da maneira de como se envelhece é influenciada pela genética e os outros 75% está associado ao estilo de vida. Apesar de serem distantes geograficamente, a população desse local compartilha bons hábitos como alimentação à base de plantas, vivência em comunidade e o hábito de praticar atividades físicas. 

No Brasil, Veranópolis se enquadra nesses quesitos. Entretanto, colocar a cidade oficialmente como uma Blue Zone pode não ser uma tarefa fácil, devido aos critérios a serem analisados como os dados do IBGE, para verificar se de fato há uma proporção alta de idosos e publicações científicas sobre a cidade.  

Foto: Reprodução/ inmagazine 

#BlueZones #Saúde  #Brasil #Veranópolis #RegiãoSul

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.