Livro fala sobre os desafios da mobilidade urbana no Complexo do Alemão
Por Igor Serrano
O tema da mobilidade urbana ganhou muita atenção da mídia e de pesquisadores acadêmicos, com os investimentos feitos para a realização dos megaeventos esportivos do Brasil dos últimos anos, como a Copa do Mundo masculina FIFA 2014, as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.
Entretanto, boa parte das promessas sobre a melhoria dos transportes não se concretizaram: engarrafamentos continuaram a existir em boa parte das grandes cidades e suas regiões periféricas seguiram esquecidas pelo poder público.
Baseado nisso, os autores Sérgio Veloso e Vinícius Santiago publicaram, pela Fundação Henrich Böll Brasil, o livro ‘Ninguém entra, ninguém sai: mobilidade urbana e direito à cidade no Complexo do Alemão’, que é fruto da pesquisa intitulada ‘Mobilidade Urbana como Direito à Cidade’. Nesse é demonstrado o mapeamento e a sistematização das dificuldades enfrentadas por moradores do Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade do Rio, sobre a forma como se deslocam pela cidade, assim como suas demandas e propostas.
Contendo 40 páginas, a obra pode ser baixada gratuitamente no link abaixo:
https://br.boell.org/sites/default/files/web_livro_ninguem_entra_ninguem_sai.pdf
Foto: Reprodução
#mobilidadeurbana #complexoalemao #livro #transporte