Projeto da Rio Águas promete fornecer saneamento básico para 200 mil pessoas
Nesta sexta-feira (29), a Rio Águas anunciou oficialmente a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Queimados. Conforme a empresa informou, isso implicará em cessar o despejo diário de 51 milhões de litros de esgoto de Queimados e Japeri na Bacia do Rio Guandu, o que equivale a 20 piscinas olímpicas.
O projeto envolve a instalação de 700 quilômetros de rede coletora e 60 estações elevatórias, responsáveis por coletar e tratar os efluentes domésticos da região. Com um investimento de R$ 750 milhões, as obras serão realizadas em etapas, começando no próximo ano, com previsão de inauguração da primeira fase no início de 2025 e operação completa até o final de 2026. O Rio Guandu é a principal fonte de abastecimento de água para a capital e oito municípios da Baixada Fluminense, atendendo a aproximadamente nove milhões de pessoas.
Embora seja uma conquista significativa, o projeto não abordará o tratamento de dejetos industriais, e a cidade de Queimados atualmente possui apenas 2% de seu esgoto tratado. No entanto, essa iniciativa é um passo importante para reduzir a poluição na Bacia do Guandu, que é predominantemente causada pelo despejo direto de esgoto não tratado de várias cidades da região nas redes pluviais.
Foto: Pedro Ivo/ Agência O Dia
#RioGuandu #ÁguasdoRio #BaixadaFluminense #TratamentodeEsgoto #Guandu