Transporte aéreo levou quase metade dos órgãos doados no RJ em 2023

A Secretária de Estado de Saúde divulgou um levantamento que revela que a cada dez doações de órgãos feitas no Rio de Janeiro em 2023, quatro tiveram o auxílio de helicópteros. 

Ainda de acordo com os dados, de janeiro a agosto a Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) foi acionada 111 vezes para apoiar as equipes de transplantes do Rio. A agilidade na hora de transportar um órgão é crucial pois a preservação deste depende muitas vezes da forma de conservação.  

No caso do coração por exemplo, as equipes têm no máximo quatro horas, para retirá-lo do doador e colocá-lo no paciente transplantado.  

“Estamos sempre de prontidão. Assim que recebemos um chamado, se necessário, podemos levantar voo em menos de cinco minutos. Sem o helicóptero, seria impossível realizar alguns transplantes. Seja porque doador e receptor estão em locais distantes entre si, ou por causa do trânsito na região metropolitana. É um trabalho muito gratificante!”, diz o coronel Rodrigo Medina, superintendente de Operações Aéreas da Secretaria de Saúde. 

Seja um renovador da vida! Converse com sua família, seja um doador de órgãos. Para saber mais acesse:

Foto: Reginaldo Pimenta/ Agência O Dia 

#SUS #RiodeJaneiro #DoaçãodeÓrgãos #TransporteAéreo #Saúde

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.