#Cinema: greve dos roteiristas de Hollywood chega ao fim após quase cinco meses
Após 4 meses, 3 semanas e 4 dias, a greve dos roteiristas de Hollywood finalmente chegou ao fim nesta quarta-feira (27). Nas últimas semanas, o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) e a Aliança dos Estúdios de TV e Cinema (AMPTP) tiveram novas reuniões e chegaram a um novo acordo e contrato para 2023. Mesmo sem validação final do mesmo, a liderança do sindicato dos roteiristas autorizou oficialmente seus membros a retornarem ao trabalho.
Dentre os principais requisitos solicitados pelo sindicato, a regulamentação do uso da Inteligência Artificial na produção e adaptação de roteiros foi um dos tópicos que mais se prolongou. Os regulamentos finais foram divulgados pela WGA e estão descritos, após tradução, abaixo:
- A IA não pode escrever ou reescrever material literário, o que significa que o material gerado pela IA não pode ser usado para minar o crédito ou direitos separados de um escritor.
- Um redator pode optar por usar IA ao escrever serviços se a empresa consentir, mas a empresa não pode exigir que o redator use software de IA (por exemplo, ChatGPT) ao realizar serviços de redação.
- Os estúdios devem divulgar ao escritor se algum material fornecido ao escritor foi feito por IA ou incorpora material gerado por IA.
- A WGA reserva-se o direito de afirmar que a exploração de material de escritores para treinar IA é proibida pelo acordo.
Para conferir o contrato completo, clique na imagem abaixo:
Com os estúdios chegando a um acordo com os roteiristas, é uma questão de tempo para que Hollywood faça o mesmo com a greve dos atores.
Foto: Valerie Macon/AFP
#GrevedosRoteiristas #WGA #GrevedosAtores #THR #AMPTP