Estrada Real do Comércio: primeira via brasileira aberta para transporte do café
Por Ana Flora Queiroz
No século XVII, mais especificamente em 1822, foi criada a Estrada Real do Comércio, considerada a primeira estrada brasileira aberta para o transporte do café no Brasil.
“A estrada real do comércio era importantíssima. Foi a primeira estrada de comércio pavimentada no Brasil, que foi feita pelo tio-avô do Oscar Niemeyer, o coronel Conrado Jacob de Niemeyer”, conta o historiador Marcus Antonio Monteiro Nogueira.
A estrada saía da Vila de Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu (atualmente, Nova Iguaçu), cortava a atual Reserva Biológica Federal do Tinguá, passava por, o que é hoje, Miguel Pereira e chegava no porto de Ubá, hoje em dia, o distrito de Vassouras, nas margens do rio Paraíba do Sul.
A abertura da estrada do Comércio permitiu o crescimento econômico da Baixada Fluminense e a criação da Vila Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu. A estrada se tornou a principal via de escoamento desta região para o porto do Rio de Janeiro, por conta da expansão das lavouras de café no Vale do rio Paraíba do Sul.
Foto:Reprodução
#EstradadoComércio #café #séculoXVII