Boca Livre ganha Grammy na categoria ‘Melhor álbum de pop latino’
O álbum ‘Pasieros’ foi gravado com o artista panamenho Rubén Blades em 2011, mas lançado no ano passado. A vitória do quarteto carioca no Grammy 2023, engrandece a história do grupo mas soa como honraria póstuma. A banda está inativa desde janeiro de 2021, quando Zé Renato (voz e violão), Lourenço Baeta (voz, violão e flauta) e David Tygel (voz e viola caipira) se desligaram do grupo por divergências políticas com Maurício Maestro (voz, baixo, violão e arranjos), detentor da marca Boca Livre. Mesmo assim, nada minimiza a visibilidade mundial conquistada pelo grupo com a vitória.
Cabe lembrar que, Pasieros, foi gravado em espanhol com Rubén Blades, cantor, compositor e músico panamenho de grande prestígio no mercado latino de música hispânica. Christina Aguilera e os cantores colombianos Camilo e Sebastiàn Yatra estavam também na disputa.
Em Pasieros, o quarteto aborda alguns dos melhores títulos do cancioneiro autoral de Rubén Blades com músicos brasileiros como o pianista João Carlos Coutinho, o baixista Jorge Helder, o acordeonista Chiquinho Chagas, o trompetista Jessé Sadoc, o violoncelista Iura Ranevsky, o cavaquinhista Wanderson do Cavaco, os bateristas Pantico Rocha e Robertinho Silva e os percussionistas Marcelo Costa, Marcos Suzano e Marçalzinho.
Foto: Leo Aversa / Divulgação