Vereador propõe faixa exclusiva para ciclistas na orla do Rio aos domingos e feriados após aumento de acidentes em 702%

O Estatuto da Orla do Rio de Janeiro pode ser ampliado com a criação de uma faixa exclusiva para ciclistas nas pistas que são fechadas para carros aos domingos e feriados na orla da cidade. A proposta foi apresentada pelo vereador Flávio Valle, autor do Estatuto, ao presidente da CET-Rio, Eduardo Guerra.

A iniciativa visa organizar o fluxo de bicicletas nesses dias, quando a demanda supera a capacidade das ciclovias existentes. Um levantamento recente feito pelo gabinete do vereador apontou que cerca de 70% dos ciclistas que utilizam a orla são favoráveis à criação dessa faixa exclusiva.

Atualmente, a superlotação das ciclovias faz com que muitos ciclistas precisem dividir espaço com pedestres, incluindo crianças e idosos, o que tem causado acidentes. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, obtidos pela Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro via Lei de Acesso à Informação (LAI), os hospitais municipais registraram um aumento de 702% nos atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo veículos de micromobilidade, como patinetes elétricos, ciclomotores e outros veículos leves urbanos.

O número de ocorrências subiu de 274 casos em 2023 para 2.199 em 2024, refletindo o crescimento dos acidentes e reforçando a necessidade de medidas para garantir mais segurança para ciclistas e pedestres na orla carioca.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto:  Rafa Pereira/Diário do Rio