Mais de 100 mil pacientes do SUS têm cadastro desatualizado e podem perder atendimento no RJ

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro identificou que mais de 102 mil pacientes com pedidos ativos no Sistema Estadual de Regulação (SER) estão com dados desatualizados, como telefone ou endereço, o que dificulta o contato e pode comprometer o agendamento de consultas, exames e cirurgias pelo SUS.
Para tentar resolver o problema, foi lançada uma campanha para que os usuários atualizem suas informações nas unidades de saúde onde fizeram a solicitação, como clínicas da família ou postos próximos às suas residências. A superintendente do Complexo Estadual de Regulação, Kitty Crawford, alerta que “muitos pacientes trocam de telefone ou endereço e não atualizam, o que dificulta o contato e atrasa a fila”.
Somente em 2025, foram agendados 345 mil procedimentos pelo SER, mas 36% dos pacientes não compareceram às consultas. Atualmente, a fila conta com 256 mil pessoas, e cerca de 40% delas possuem cadastro incorreto.
Para facilitar o acompanhamento, a Secretaria disponibilizou a assistente virtual “Serena”, que permite aos usuários verificar sua posição na fila pelo site oficial. Além disso, orienta-se que pacientes incluam contatos alternativos para facilitar a comunicação.
Especialistas ressaltam que a atualização dos dados é fundamental, mas deve fazer parte de um projeto contínuo, para evitar que pacientes percam atendimentos por falhas no cadastro ou desistência silenciosa. A Secretaria reforça que profissionais municipais e das unidades de saúde têm papel-chave para garantir o cadastro correto e evitar desperdício de vagas no sistema.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Flickr/Prefeitura de Olinda