Bacellar antecipa pacote de segurança na Alerj em disputa com governador Cláudio Castro

Em meio à tensão política com o governador Cláudio Castro (PL), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), apresentou um pacote de projetos voltados para a Segurança Pública antes do Executivo encaminhar sua proposta. A iniciativa, que traz medidas semelhantes às que ainda serão apresentadas por Castro, sinaliza uma disputa pelo protagonismo no tema em ano eleitoral.

O projeto, chamado Pacote de Enfrentamento ao Crime Violento (PEC-RJ), prioriza regras para ampliar o monitoramento por câmeras, restrições a visitas íntimas a presos condenados por crimes graves e endurecimento das “saidinhas” de detentos. Bacellar também prevê a cobrança parcial aos presos para custeio da manutenção carcerária, conforme sua capacidade econômica.

Entre as novidades está o Sistema Estadual de Cerco Eletrônico Inteligente (SISCEI/RJ), que usará inteligência artificial e reconhecimento facial para monitorar ex-detentos com histórico de crimes violentos, integrando câmeras públicas e privadas em tempo real.

O pacote ainda endurece as medidas para menores infratores, determinando internação mínima de dois anos para atos violentos, alinhado ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Enquanto Bacellar protocolava o projeto na Alerj, Cláudio Castro participava de agenda com aliados políticos e afirmou que a discussão sobre candidatura ao governo será em 2026, após o Carnaval. A relação entre ambos esfriou após Bacellar, como governador interino, exonerar o secretário estadual de Transportes, adversário político do presidente da Alerj.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Redes sociais