Governo Trump volta a ameaçar Moraes: ‘Estamos monitorando a situação de perto’

Nesta quinta-feira (7), a embaixada dos EUA no Brasil publicou em português uma mensagem originalmente escrita por Darren Beattie, aliado de Donald Trump, com duras críticas ao magistrado e menção a supostas sanções internacionais.
Segundo o texto, Moraes seria o “principal arquiteto da censura e perseguição” contra Jair Bolsonaro e seus apoiadores, razão pela qual teria sido alvo de sanções baseadas na Lei Magnitsky. A mensagem também inclui um alerta direto aos aliados do ministro:
“Estamos monitorando a situação de perto”, afirma a publicação, amplificando o tom de ameaça.
A manifestação está alinhada com a estratégia do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que declarou estar em contato com autoridades americanas na tentativa de ampliar pressões contra o Judiciário brasileiro, após a prisão domiciliar de seu pai, determinada por Moraes.
Nos últimos dias, outras figuras ligadas ao trumpismo também criticaram publicamente as ações do STF. O vice-secretário do Departamento de Estado, Christopher Landau, chegou a acusar Moraes de adotar práticas autoritárias, comparando-o ao regime descrito no livro “1984”, de George Orwell.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Haiyun Jiang/The New York Times