EUA registram recorde mundial de mega relâmpago com 829 km de extensão

Um raio de 829 quilômetros, que cruzou os céus dos Estados Unidos em outubro de 2017, foi confirmado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como o mais longo já registrado no planeta. O fenômeno aconteceu entre o leste do Texas e Kansas City, no Missouri, e foi identificado anos depois com o apoio de satélites avançados, que ajudaram cientistas a analisar com mais precisão os dados daquela tempestade.

A descoberta só foi possível graças ao uso do satélite GOES-16, da agência NOAA, que captou imagens da tempestade, mas inicialmente não reconheceu o fenômeno. A região onde o mega relâmpago aconteceu, conhecida como Grandes Planícies, costuma registrar tempestades intensas e prolongadas, o que favorece esse tipo de descarga elétrica de grandes proporções.

“Esse novo recorde mostra como a natureza ainda guarda fenômenos impressionantes e como os avanços tecnológicos ajudam a observá-los com mais precisão”, afirmou o professor Randall Cerveny, responsável pelo banco de dados de extremos climáticos da OMM.

A organização reforçou que relâmpagos como esse representam riscos reais, principalmente para a aviação e áreas propensas a incêndios, e devem continuar sendo monitorados com atenção.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / WMO