Tufão causa ventania extrema na China e aciona alertas de enchentes e deslizamentos

Vídeo mostra que moradores de Zhuhai, no sul da China, enfrentaram ventos intensos no sábado (19), quando o tufão Wipha passou pela região e causou alertas de enchentes e deslizamentos emitidos pelas autoridades locais, devido à força da tempestade que atingiu a costa da província de Guangdong e se espalhou por cidades próximas.
Imagens registradas por testemunhas em Zhuhai, no sul da China, mostram o momento em que pedestres tentam se proteger da ventania provocada pelo tufão Wipha. A cena aconteceu nas proximidades do prédio da Ópera da cidade e evidencia a força da tempestade que atingiu a região no fim de semana. O fenômeno natural afetou a cidade de Taishan no domingo (20) à tarde e, segundo a emissora estatal CCTV, os ventos chegaram a 30 metros por segundo.
Após tocar a costa, o tufão perdeu intensidade e passou a ser classificado como tempestade tropical severa. Mesmo assim, as consequências seguem graves. Autoridades emitiram alertas de deslizamentos de terra e enchentes para áreas costeiras como Guangdong, Guangxi, Hainan e Fujian. O governo chinês também está monitorando as chuvas previstas até a manhã de terça-feira (22), que podem agravar a situação em locais já afetados.
“O país enfrentou fortes tempestades nesta segunda-feira, um dia após o tufão atingir Hong Kong, onde derrubou árvores e andaimes, interrompeu voos e levou quase 280 pessoas a abrigos”, destacou a cobertura da TV estatal sobre os efeitos prolongados do ciclone.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet – GettyImages