Prefeitura do Rio anuncia medidas para reduzir roubos de bueiros

O secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, anunciou nesta sexta-feira (18) novas ações para reduzir os roubos de bueiros na cidade, incluindo a substituição por modelos de polietileno (material plástico sem valor comercial). A medida já está em fase de testes desde maio em áreas da Zona Sul, Centro e Zona Norte.
Segundo o secretário, as novas grelhas estão em fase de testes desde maio em áreas da Zona Sul, Centro e Zona Norte. Apesar do custo ser cerca de 30% mais alto que os bueiros metálicos, a troca se justifica, de acordo com Vaz, pelo prejuízo causado pelos roubos, que acabam custando ainda mais aos cofres públicos.
A prefeitura também anunciou que abrirá, até 30 de julho, uma licitação para a substituição dos gradis do Túnel Martim de Sá, na região central. A estrutura tem sido alvo constante de furtos, especialmente por usuários de drogas que revendem o material. O novo projeto prevê o uso de peças que não tenham valor de revenda, a fim de evitar os crimes.
O Parque Recanto do Trovador, em Vila Isabel, também deverá receber o novo modelo de grelha. O orçamento já foi aprovado, mas, por ser um espaço tombado, a intervenção depende da autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Instituto Rio Patrimônio.
Além disso, uma licitação para pintura de dez túneis da cidade foi aberta nesta sexta-feira (18). As interdições necessárias para a execução do serviço ocorrerão durante a madrugada.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução