Pesquisas mostram queda do apoio à política migratória de Trump

Pesquisas divulgadas neste domingo (20) mostraram queda no apoio dos americanos a política migratória, uma das principais bandeiras do presidente Donald Trump. Os números apontam para uma crescente insatisfação com as deportações de imigrantes em situação irregular, assim como as operações realizadas para prendê-los.
Os planos do governo para construir novos centros de detenção para imigrantes em situação irregular são rejeitados por 57% dos entrevistados, enquanto o aumento do orçamento para a agência responsável pelas ações contra os imigrantes, o ICE, é visto negativa por 53% dos consultados na pesquisa. Outra pauta cara ao presidente, o fim da cidadania por nascimento, é rejeitada por 59% dos entrevistados.
Em um tópico não diretamente relacionado à imigração, mas que entra no campo da política externa, 60% dos entrevistados são contra a política de tarifas do governo, e 61% dizem que Trump está mais preocupado em implementar o tarifaço do que em controlar a inflação.
Pelo agregador de pesquisas do portal RealClearPolling, o governo de Donald Trump é desaprovado por 52,1% dos americanos, e aprovado por 45,5%. Desde março o presidente não tem uma aprovação maior do que a desaprovação.
Por: Julia Medeiros
Foto: Reprodução/Apu GOMES / AFP