Estudo aponta que IA pode eliminar até 92 milhões de empregos e criar outros 170 milhões até 2030

Estudo divulgado em 2025 pelo Fórum Econômico Mundial aponta que a inteligência artificial pode acabar com até 92 milhões de empregos no mundo até 2030, enquanto cria outros 170 milhões. Empresas como Amazon, Microsoft e Shopify já admitem cortes em massa com a adoção da tecnologia, que afeta principalmente funções de escritório. O impacto será maior nas economias desenvolvidas, onde 60% das vagas podem ser atingidas.

Entre os cargos mais ameaçados estão aqueles ligados à análise de dados, como contabilidade, programação e digitação. Já ocupações com forte demanda física, como pedreiro, cuidador e bombeiro, devem ser menos afetadas pela automação. A estimativa é de que países com menor renda também sofram impactos, mas em menor escala, ao mesmo tempo em que se beneficiam menos do ganho de produtividade prometido pela IA.

Apesar das previsões, especialistas acreditam que a tecnologia não significa o fim do trabalho, mas uma transformação no modo de executá-lo.

“A IA primariamente transforma o trabalho, mas não o elimina fundamentalmente”, afirmou o economista Enzo Weber, defendendo que capacitação e adaptação serão essenciais para aproveitar os benefícios da nova era digital.

Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus