Interceptador de drones é apreendido pela primeira vez no Rio durante operação em Acari nesta quinta (17)

Policiais militares do 41° BPM (Colégio) apreenderam um interceptador de drones importado, durante uma operação na comunidade de Acari, na tarde da quinta (17). É a primeira vez que esse tipo de dispositivo é encontrado no Rio. O equipamento, que funciona como um sistema anti-drone usado em conflitos bélicos, interfere na transmissão do sinal de GPS em larga escala, o que pode afetar a aviação civil e outras formas de comunicação.
De acordo com a polícia, o dispositivo estava em funcionamento no sótão de uma residência equipada com antenas, bloqueando o tráfego de drones em um raio de sete quilômetros, abrangendo as margens das principais vias da região. Segundo a Anatel, o uso de bloqueadores de sinais de radiocomunicações, conhecidos como “jammers”, é restrito a órgãos como as Forças Armadas, a Presidência da República e os órgãos de segurança pública. O uso ilegal pode resultar em sanções administrativas, civis e penais.
Na mesma ação, cinco suspeitos foram presos e encaminhados para a 39ª DP. Um fuzil, um carregador, cinco rádios transmissores e uma granada também foram apreendidos.
Por: Julia Medeiros
Foto: Reprodução/Internet