PM apreende fuzis e granada em três comunidades da Zona Norte do Rio, ação termina com 13 presos e confronto

Treze pessoas foram presas e um verdadeiro arsenal foi apreendido durante três operações simultâneas deflagradas pelas forças de segurança na manhã desta segunda-feira (14), em comunidades da Zona Norte do Rio. A ação, ainda em andamento, teve como foco regiões sob influência de grandes facções criminosas.

De acordo com a Polícia Militar, a ofensiva ocorreu nas comunidades da Serrinha, em Madureira; Primavera, em Cavalcante; e Complexo da Pedreira, em Costa Barros. As ações foram coordenadas com base em informações da área de inteligência da corporação e contaram com a participação de unidades operacionais e do Comando de Operações Especiais (COE).

Na Serrinha, a operação foi conduzida por forças do BOPE, Choque, BAC e Batalhão Tático de Motociclistas. Durante a incursão na localidade conhecida como São José da Pedra, houve confronto entre os agentes e criminosos armados. Um suspeito foi baleado, socorrido ao Hospital Estadual Carlos Chagas, mas não resistiu. Com ele, foram apreendidos uma pistola, carregadores e munições.

Já na Primavera, policiais do 9º BPM atuaram em pontos estratégicos da comunidade, com reforço nos acessos à Serrinha. Quatro suspeitos foram presos pelo Batalhão de Choque.

No Complexo da Pedreira, equipes do 41º BPM prenderam nove suspeitos e apreenderam cinco fuzis, uma pistola e uma granada. O confronto ocorreu nas imediações da Estrada de Botafogo e da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., importante via da região.

“Nossas forças de segurança continuam no trabalho de combater a atuação dessas facções criminosas, que usam fuzis para atingir os policiais e a população em geral. Estamos fazendo a nossa parte; é necessário que o governo federal faça a dele, impedindo que essas armas de guerra continuem entrando no nosso estado”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Segundo o secretário de Estado da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, mais de 360 fuzis já foram apreendidos só neste ano no estado.

A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da sociedade. Informações podem ser enviadas, de forma anônima, ao Disque-Denúncia: (21) 2253-1177. Em emergências, o número 190 está disponível.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Divulgação