Renato Gaúcho exalta campanha do Fluminense no Mundial e admite aumento da responsabilidade

O Fluminense fez história na Copa do Mundo de Clubes, quem reconheceu foi o técnico Renato Gaúcho, na última terça-feira (8), em coletiva após a derrota por 2 a 0 para o Chelsea, nos Estados Unidos. O treinador falou com orgulho da campanha, explicou como pretende lidar com a pressão e afirmou que o desempenho da equipe elevou a responsabilidade no restante da temporada.
No balanço da participação tricolor no Mundial, Renato destacou a força dos adversários superados até a semifinal, valorizou o feito e frisou que o grupo sai fortalecido. Segundo ele, o time “levantou a credibilidade do futebol brasileiro” e agora precisa voltar à realidade do calendário nacional, lidando com a expectativa mais alta da torcida. O técnico também disse que dará alguns dias de descanso ao elenco antes de retomar o foco total nas próximas competições.
“Querendo ou não, nossa responsabilidade aumentou por chegarmos em uma semifinal. Provamos que temos condições de voltarmos ao Brasil e brigarmos”, afirmou o treinador.
Renato ainda aproveitou para defender os técnicos brasileiros e alfinetou a preferência por estrangeiros nos últimos anos. Sobre a partida, ele criticou a decisão do VAR que anulou um pênalti e admitiu a superioridade do Chelsea. Também comentou sobre João Pedro, autor dos dois gols ingleses, e lamentou que os clubes do Brasil não consigam competir financeiramente com os europeus.
Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus