Estudo aponta que uso de inteligência artificial pode afetar aprendizado de estudantes

Um estudo conduzido em Boston, nos Estados Unidos, analisou que estudantes que utilizaram o ChatGPT para escrever redações apresentaram menor desempenho cognitivo e menos capacidade de reflexão crítica. A pesquisa, feita por uma equipe do MIT e divulgada no mês passado, envolveu 54 alunos divididos em três grupos e revelou que os usuários da ferramenta de inteligência artificial conectavam menos áreas do cérebro durante o processo de escrita, segundo medições por eletroencefalograma.

Apesar de ainda não ter sido revisado por pares, o estudo viralizou nas redes sociais e já gerou mais de 3 mil mensagens de professores interessados. Além do desempenho cerebral inferior, 80% dos alunos que usaram o ChatGPT não conseguiram lembrar trechos dos textos produzidos. Em contraste, apenas 10% dos estudantes que usaram o próprio raciocínio ou buscadores online apresentaram esse problema.

“Os professores responsáveis por corrigir seus textos declararam que eram capazes de reconhecer facilmente aqueles ‘sem alma’, escritos graças à IA. Embora a gramática e a estrutura estivessem corretas, faltavam criatividade, personalidade e uma reflexão profunda.”, disseram os professores que corrigiram os textos.

Para muitos educadores, como a professora Jocelyn Leitzinger, a chegada da IA gerou uma mudança clara: mais textos bem escritos tecnicamente, mas cada vez mais vazios de autenticidade. Ela alerta que o uso sem critério da IA pode fazer com que os alunos deixem de aprender o essencial.

Por: João Pena
Foto: Arquivo Portal Onbus